O que é um neuroma acústico? (Vestibularis schwannom)
O neuroma acústico (ou também chamado de scanoma vestibular) é um tumor raro e benigno no nervo auditivo e de equilíbrio. O tratamento depende do tamanho dos tumores. Como regra, as chances de recuperação são boas.
Localização anatômica típica do neuroma acústico. Fonte: wikipedia.org
Como regra, o tumor é baseado nas células de Schwann do nervo de equilíbrio. Então alguém também fala do scanoma vestibular. As células Schwann representam um isolamento das vias nervosas. As informações podem ser transportadas mais rapidamente. Em casos raros, esse tumor benigno está no tecido do nervo da buzina.
Causas e frequência de neuroma acústico
A frequência para a doença aumenta com a idade crescente. No entanto, isso cresce lentamente. Esse tumor também não tende a formar metástases. Ele geralmente importa no tecido conjuntivo. De acordo com a Sociedade Alemã do Câncer, essa forma do tumor representa 8% dos tumores dentro do crânio. Como os procedimentos técnicos de diagnóstico estão melhorando constantemente, o neuroma acústico pode ser descoberto cedo. Ele permanece não detectado em muitos pacientes. Geralmente não causa dor.
Onde está um neuroma aucustic?
neuroma acústico à direita, aproximadamente 20 x 22 x 25 mm extra e intrameatal. Fonte: wikipedia.org
Dependendo da sua posição, é feita uma distinção entre duas formas do tumor. O tumor pode surgir no ângulo da ponte cerebelar para o meio ou para o lado em um canal do osso da rocha.Tumor medial
O tumor da mídia está deitado em direção ao meio e está localizado no ângulo da ponte cerebelar. Você pode imaginar isso como uma sala particularmente estreita que fica entre o cerebelo e a perna da pedra. Aqui estão partes centrais de muitos nervos cranianos. Dependendo de quais nervos do tumor, o paciente leva a diferentes sintomas.
tumor posterior
Este formulário está localizado ao lado. Está localizado no meatus acusticus Internus, um canal no osso da rocha. Nervos de equilíbrio e o nervo do chifre correm aqui. O nervo facial e o nervo do sabor também correm aqui. O crescimento pode levar a danos por pressão aos nervos.
Quais sintomas ocorrem no neurinoma do leilão?
Os sintomas geralmente ocorrem apenas após um maior crescimento. Como esse tumor benigno leva muito tempo para crescer, os sintomas só são notados após anos. Primeiro de tudo, as deficiências na audiência podem ser notadas. Na maioria das vezes, apenas um ouvido é afetado aqui. O primeiro sinal do tumor é a ocorrência de perda auditiva em um lado.
Isso de repente vem como uma perda auditiva ou se manifesta como uma perda auditiva que cresce lentamente. Além disso, muitas vezes também há tontura e assistindo olhos. Raramente a dor facial ou a dormência na mandíbula pode. Aqueles afetados muitas vezes apenas percebem qualquer um por acaso. Normalmente, há uma mudança no sentido da audição, especialmente na área dos tons altos. As pessoas afetadas percebem que o twitter de pássaros mudou ou é difícil de seguir durante uma ligação no ouvido afetado. Muitas vezes, também há ruído da orelha. Às vezes pode ser o único sintoma.
Dor do pescoço no neurinoma de leilão
Em casos graves, a drenagem da água do cérebro não pode mais ocorrer e a pressão cerebral aumenta. Sintomas típicos para isso são distúrbios visuais, dores de cabeça, dor no pescoço, náusea e vômito.
Como surge o neuroma acústico?
Por que esse tumor ocorre ainda não é suficientemente esclarecido. Não é uma causa herdada nem infecciosa. Em casos raros, a doença hereditária é neurofibromatose tipo 2. O defeito genético desencadeia tumores em todo o corpo. Cerca de 5% dos doentes também levam a um neuroma acústico. No entanto, os prolifers do tumor nas células nervosas e podem levar a danos permanentes se houver sintomas de pressão. Na maioria das vezes, esses são cursos extremos na doença.
Como o neuroma acústico é diagnosticado?
O exame geralmente realiza o médico OR. Primeiro de tudo, outras doenças que causam tonturas ou problemas auditivos. Para isso, os pacientes realizam um teste de audição. O paciente indica o que ouve em tons diferentes.
Uma audiometria do tronco cerebral pode testar o nervo do chifre sem que o paciente tenha que trabalhar para isso. Os ruídos de cliques são reproduzidos por meio de um alto -falante. Por trás da orelha, um eletrodo mede se as informações são encaminhadas ao cérebro sem qualquer perturbação. O EEG fornece informações sobre as alterações no crânio.
O médico também realizará uma medição de temperatura do órgão de equilíbrio. Para fazer isso, ele enxaguenta o canal externo com água morna. Um reflexo dos músculos oculares faz com que os olhos se tornem para frente e para trás na horizontal. O reflexo pode ser perturbado no caso de um neuroma de leilão. Além disso, o órgão de equilíbrio é entendido e o paciente sofre de tontura . Isso mostra quão longe o tumor danificou o nervo do chifre.
O que acontece durante o exame de ressonância magnética no neurinoma do leilão?
neuroma acústico na imagem de ressonância magnética (seta). Fonte: wikipedia.org
Se houver suspeita de uma doença tumoral, o médico terá uma ressonância magnética. Isso pode ser finalmente determinado se é um tumor. O paciente é então empurrado para o tubo de diagnóstico em um sofá, onde as imagens de corte do interior do corpo são feitas por campos magnéticos e ondas eletromagnéticas. Para uma melhor visibilidade, um meio de contraste às vezes é injetado na veia. O exame de ressonância magnética em si não causa exposição à radiação. Devido ao tubo apertado e ao som alto que o dispositivo gera, o procedimento é frequentemente percebido por alguns pacientes como desconfortáveis.
Como o tratamento / terapia ocorre no neurinoma do leilão?
A doença pode ser tratada de maneiras diferentes. Ou você espera o tumor mudar. A ressonância magnética é usada regularmente para isso, ou há radiação e operação.
No caso de crescimentos menores, os médicos costumam simplesmente esperar de maneira controlada e observar o crescimento sobre as varreduras de ressonância magnética. Em pacientes mais velhos, o tamanho do tumor geralmente não muda ou mesmo reflete. Enquanto não houver sintomas no paciente, radiação ou intervenções são tentadas para evitar a cirurgia.
Quando ocorre o neuroma acústico?
O tumor começa a crescer e atinge um tamanho de dois a três centímetros ou mais, sempre cirurgia. Especialistas tentam proteger tecidos não danificados ou nervos saudáveis. Existe um risco de que possa ocorrer um risco de sangramento ou nervo. O senso de audição e equilíbrio pode, portanto, permanecer prejudicado no caso de um neuroma acústico. Basicamente, a operação é a maneira mais eficaz de tratar o tumor e causar cura.
Quando a radiação tem que ocorrer?
O tratamento mais gentil é a radiação com raios gama. O tumor é destruído pela radiação direcionada. No entanto, os danos ao tecido circundante não podem ser evitados. Tumores maiores também não podem ser totalmente registrados. A radiação é usada se a cirurgia não for possível por razões médicas.
Neuroma aucustico conduzido e consequências tardias?
Como o tumor cresce muito lentamente e não forma metástases, a previsão geralmente é boa. O curso também depende da posição e tamanho do tumor. Pequenos crescimentos nem sempre precisam ser tratados. Os tumores maiores cicatrizam após a operação e não há recidivas. Somente se o tumor no crânio não pôde ser completamente removido, o tumor pode ocorrer novamente. Freqüentemente, no entanto, o tumor permanece sem ser detectado por anos porque não causa sintomas.